O porta-voz da organização, Yahya Saree, informou que a embarcação militar foi atingida por dois mísseis de cruzeiro e quatro drones. A data exata da operação não foi divulgada, mas Saree afirmou que o ataque ocorreu enquanto as forças americanas se preparavam para atacar o território iemenita, sendo que, graças à ação contra o USS Harry Truman, o plano foi interrompido.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis têm realizado uma série de ataques contra embarcações de países aliados a Israel, demonstrando apoio ao Hamas e aos palestinos. Os mares Vermelho e Arábico são as principais áreas de atuação do grupo, mas em julho de 2024 ocorreu um ataque direto ao território israelense, causando uma escalada de tensões entre a organização e o governo de Benjamin Netanyahu.
A última troca de ataques entre os dois lados ocorreu no final de dezembro, quando as forças israelenses atacaram alvos dos Houthis no Iêmen em retaliação a uma ofensiva com mísseis e drones dos iemenitas contra o território de Israel.
As tensões entre os Houthis e as forças aliadas a Israel continuam a crescer, resultando em uma série de ataques e confrontos entre as partes envolvidas. O cenário de instabilidade e confronto na região pode aumentar ainda mais a escalada de conflitos, gerando preocupações sobre a segurança e estabilidade do Oriente Médio.