A assistência à saúde envolve uma série procedimentos e rotinas, que vão além do ambulatorial e atendimento aos pacientes. Idealizado com o intuito de promover cuidados aos servidores, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou o workshop com o tema Promoção de Saúde e Prevenção ao Risco de Doença. O evento aconteceu no auditório da unidade e teve adesão de todas as categorias.
A ação contou com as palestras ‘Cuidando de quem cuida: uma questão de saúde mental’ ministrada pela socióloga Louise Carvalho, a filosofa Natália Domingos e o bacharel em direito, Martiniano Wanderley. “Hábitos Saudáveis: a importância da ginástica laboral na saúde do trabalhador”, com a fisioterapeuta Thalita Ferreira. E a “O que posso fazer por mim hoje?” com a assistente social Maria Lins Oliveira da Silva.
De acordo com a assessora administrativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ludmila Bitencourt, a ação é a primeira de uma série de palestras voltadas aos cuidados dos servidores. “Tivemos uma grande adesão dos nossos servidores e eles estão gostando muito de participar do evento. Buscamos profissionais capacitados para realizar as palestras e oferecer um momento de conscientização”, falou.
Ainda de acordo com Bitencourt, o workshop dá início a uma série de palestras e ações que acontecerão voltadas aos servidores. “Iremos trazer mais ações para nossos profissionais, pois é importante lembrar que quem cuida também precisa de cuidados”, salientou.
O HMA se tornou referência no atendimento humanizado durante a pandemia, com protocolos de atendimentos humanizados. O centro médico materializa investimentos inéditos em saúde pública.