Hospital da Mulher realiza ação de orientação sobre autoexame de mama na orla de Maceió durante o Outubro Rosa



No último domingo (29), colaboradores do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), unidade vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizaram uma ação de orientação à população sobre a importância do autoexame como parte das comemorações do Outubro Rosa, mês de conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação ocorreu na orla de Maceió e contou com profissionais da unidade que ensinaram a população a como fazer o autoexame corretamente.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos informativos sobre o tema e os profissionais estavam disponíveis para responder às dúvidas dos transeuntes. A diretora do HM, Yarin Rocha, destacou que o Governo de Alagoas oferece o exame de mamografia o ano inteiro e ressaltou a importância de estar com os exames em dia. “Estamos encerrando as nossas ações do mês do Outubro Rosa com a orientação da população sobre a importância de fazer sempre o autoexame e estar com os exames em dia”, afirmou.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, também esteve presente no evento e destacou a oferta de exames preventivos durante todo o ano no Hospital da Mulher. Ele ressaltou a importância de procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para realizar os exames de mamografia e citologia.

Durante a ação, a dona de casa Patrícia de Souza, de 45 anos, procurou os profissionais para tirar suas dúvidas sobre onde fazer sua mamografia. Ela compartilhou que desde os 17 anos tem cistos e faz acompanhamento com um ginecologista. Como é nova em Maceió, vinda do estado de Goiás, ela estava em busca de um especialista na região. Patrícia elogiou a iniciativa e afirmou que encontrou todas as orientações necessárias no local.

A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O autoexame é uma das formas de identificar possíveis anomalias e deve ser combinado com exames clínicos e de imagem, como a mamografia, para um diagnóstico mais preciso. A detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de tratamento eficaz e cura da doença. Por isso, é fundamental que as mulheres estejam atentas à saúde de suas mamas e realizem regularmente os exames recomendados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo