Desde segunda-feira (22), os consultores têm colaborado com as lideranças do Hospital da Cidade em reuniões que visam discutir soluções que alinhem medicina com tecnologia da informação. Um encontro significativo ocorreu entre a diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, e os consultores, onde foram debatidos ajustes em sistemas de gestão e indicadores que fortalecerão a administração hospitalar. Porciúncula destacou a importância desse esforço coletivo, afirmando que o objetivo é “digitalizar processos, melhorar indicadores e redesenhar fluxos internos para que a assistência ao paciente seja cada vez mais eficiente e segura”.
A consultoria está programada para resultar em 31 entregas até março de 2026, abrangendo desde o mapeamento de áreas críticas até a definição de protocolos clínicos e o fortalecimento da governança hospitalar. Um aspecto central do plano é a modernização digital, visando aumentar a integração de dados clínicos, melhorar a gestão de leitos, reduzir gargalos administrativos e apoiar decisões em tempo real.
Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde, reforçou que o foco é otimizar os processos hospitalares para oferecer um atendimento cada vez mais eficaz à população. Além da eficiência administrativa esperada, o projeto coloca o paciente no centro das transformações. Com a digitalização dos serviços, a expectativa é diminuir o tempo de espera e padronizar as condutas assistenciais, aumentando, assim, a segurança nos cuidados prestados.
O Hospital da Cidade, gerido pela entidade sem fins lucrativos Maceió Saúde, tem o compromisso de implementar uma administração moderna e eficiente, sempre em busca da qualidade nos serviços oferecidos à comunidade, alinhando-se às melhores práticas de gestão em saúde.