O agressor, que foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul (SC) em 2020, não obteve êxito em sua candidatura. Em suas publicações, ele também direcionou críticas a diversas personalidades políticas, como o vice-governador Geraldo Alckmin (PSB), os ex-presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, e o apresentador do Jornal Nacional William Bonner. Luiz ainda manifestou desconfiança em relação ao processo eleitoral brasileiro, demandando urnas auditáveis como forma de garantir a transparência e segurança do sistema.
Ademais, é importante ressaltar que Francisco Wanderley Luiz era proprietário do veículo que explodiu nas dependências do anexo IV da Câmara dos Deputados, em um ataque que chocou a população na noite da mesma quarta-feira. Esse episódio de extrema violência levanta questionamentos sobre a segurança das autoridades e das instalações públicas, bem como sobre a existência de grupos extremistas dispostos a recorrer a atos terroristas para disseminar seu ódio e insatisfação.
Diante desse cenário preocupante, é fundamental que as autoridades estejam alertas e adotem medidas preventivas para evitar a ocorrência de eventos tão trágicos como o que presenciamos na Praça dos Três Poderes. A sociedade como um todo também deve se manter vigilante e repudiar qualquer forma de violência e intolerância, promovendo o diálogo e o respeito mútuo como bases para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.