A situação de negligência foi descoberta no dia 10 de março, quando uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitou a residência da idosa. No local, a avó do acusado foi encontrada em condições desumanas, sozinha, sem conseguir se locomover, sem colchão, comida ou água potável. Além disso, a idosa apresentava sinais de desnutrição e feridas causadas por carrapatos, evidenciando a falta de cuidado e atenção.
Após a constatação dos fatos, a Delegacia abriu um inquérito para investigar o caso. Foi descoberto que, apesar de receber dois salários mínimos como benefício do INSS, a idosa não estava recebendo os cuidados necessários por parte de seu neto. O acusado, que levava uma vida confortável como fotógrafo de casamentos e ensaios, segundo suas redes sociais, foi indiciado por abandono de incapaz e diversos crimes contra o Estatuto do Idoso.
Os vizinhos da idosa afirmaram em depoimento que não tinham conhecimento da presença de alguém na casa, pois a residência sempre estava trancada e aparentava estar abandonada. O homem foi encaminhado para a CISP de São José da Tapera, onde ficará à disposição da justiça para responder pelos seus atos.
Diante desse triste episódio de negligência e abandono, é importante ressaltar a importância de denunciar casos de violência contra idosos e garantir que os direitos dos mais vulneráveis sejam protegidos. A Polícia Civil segue atenta e atuante na investigação e combate a esse tipo de crime.
