Nas imagens divulgadas pela PC-PR, é possível ver a extrema magreza dos cães, com as costelas visíveis em meio à pele, denunciando a condição de desnutrição em que se encontravam. Além disso, um dos animais exibia feridas na cabeça, provavelmente causadas por bichos, e próximo a eles não havia vasilhas com água nem comida disponível.
O homem suspeito de ser responsável por esses maus-tratos foi preso em flagrante durante a operação policial. Embora tenha surgido a suspeita de que o indivíduo pudesse ser um criador de pit-bulls, essa informação ainda não foi confirmada pelas autoridades policiais. O delegado Guilherme Dias afirmou que os animais estavam em condições de saúde comprometidas, muito magros e ofegantes devido ao calor intenso do dia.
Após o resgate, os cães foram encaminhados a uma organização não governamental, onde devem receber tratamento adequado para recuperarem a saúde. Uma vez restabelecidos e castrados, os pit-bulls estarão disponíveis para adoção, tendo a chance de encontrar lares amorosos que lhes ofereçam o cuidado e o carinho que merecem.
O homem responsável pelos animais foi levado ao sistema prisional do Paraná, respondendo pelo crime de maus-tratos. A ação da PC-PR é mais um exemplo da importância do combate à crueldade animal e da proteção dos direitos dos animais, sensibilizando a sociedade para a necessidade de respeito e cuidado com todas as formas de vida.