Segundo as autoridades, Routh é suspeito de planejar um ataque contra Trump enquanto ele jogava golfe. Em suas postagens, Routh fez referência a uma tentativa de assassinato de Trump em um comício ocorrido em julho na Pensilvânia. Ele chegou a marcar Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris em suas postagens, encorajando-os a visitar os feridos no comício.
Em uma publicação de abril, Routh sugeriu que a campanha de Biden deveria ser chamada de “KADAF” e criticou Trump pela suposta deterioração de sua gestão. Além disso, ele demonstrou forte apoio à Ucrânia, chegando a declarar seu desejo de lutar e morrer em defesa do país.
Routh também possui ligações com a Carolina do Norte, onde está registrado como eleitor “não afiliado”. Registros mostram que ele contribuiu com mais de US$ 100 para a ActBlue, que processa doações para democratas. Além disso, ele possui uma empresa de construção no Havaí chamada Camp Box Honolulu.
Um havaiano que contratou Routh para construir um trailer relatou que o serviço prestado foi de má qualidade. Registros da Carolina do Norte revelam que Routh teve problemas com a lei, incluindo não pagamento de impostos e processos judiciais relacionados a cheques sem fundos.
Seu filho mais velho, Oran, descreveu Routh como um pai amoroso e trabalhador e espera que as alegações sobre o suposto plano de assassinato de Trump sejam exageradas. A família de Routh está surpresa com o ocorrido e aguarda por mais informações sobre o caso.