Durante o encontro, os historiadores detalharam o processo de pesquisa e as principais descobertas que nortearam a escrita do livro. Também presentearam o governador com exemplares de obras sobre a história. Paulo Dantas agradeceu pelos presentes e ressaltou a importância do livro para a preservação da memória do estado e para a formação das futuras gerações.
“Obrigado a todos vocês por encararem esse projeto tão importante para Alagoas. Essa conexão entre as instituições de ensino Ufal, Uneal e Ifal, e esses docentes que estão aqui representam muito bem nossa história e é extraordinária para a construção dessa obra”, afirmou o governador.
O secretário Joaldo Cavalcante destacou a importância da comunicação na divulgação da história e da cultura. Ele enfatizou que essa obra será um acervo importante para pesquisa e fonte de consulta.
O historiador Edvaldo Nascimento explicou que o encontro foi realizado para apresentar a equipe responsável pela pesquisa que resultará na publicação do livro, bem como apresentar ao governador um resumo do trabalho que será lançado, trazendo dados biográficos, fatos históricos e ações de governo de 1889 até os dias atuais. A intenção da Secretaria é lançar o livro até o final do ano, coincidindo com os 35 anos da Constituição do Estado e os 135 anos da proclamação da República em Alagoas.