As duas maiores unidades hospitalares de Alagoas atenderam 829 usuários no último fim de semana. Do total, foram 483 no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e 346 no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
No HGE, o Setor de Registro notificou 310 casos clínicos, 162 acidentes, sete vítimas de agressões, quatro tentativas de suicídio e um caso de queimadura. Entre os acidentes, 94 foram casuais, 59 no trânsito e nove durante as atividades profissionais. Também foram contabilizadas 37 cirurgias.
“Nossas portas seguem abertas e nossos profissionais acolhendo todos que necessitam de cuidados. Mas, reforçamos que as pessoas com sintomas de gripe e resfriado continuem procurando a nossa Central de Triagem, no Ginásio do Sesi, ou as Unidades de Pronto Atendimento, isso nos ajuda com a proteção de pacientes com o sistema imunológico mais debilitado”, relatou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.
Já no HEA, foram assistidas 55 pessoas que sofreram queda da própria altura e 93 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 86 vítimas de quedas e colisões de motos.
A unidade também recebeu uma vítima de agressão física, um paciente devido a agressão por conta de arma branca e 20 pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho. Vinte e sete pacientes deram entrada no HEA após sofrerem picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, entre outros casos de menor gravidade. Ainda foram atendidas dez pessoas com problemas respiratórios graves.
Fluxo Hospitalar – Conforme o HGE, no fim de semana, 347 pacientes receberam alta médica, 72 foram internados e 36 transferidos. Enquanto que no HEA, 307 pessoas receberam alta hospitalar e 39 pacientes ficaram internados e em observação médica.