O acervo botânico do IMA abriga a coleção mais representativa da flora de Alagoas, incluindo todas as formações encontradas no estado, bem como Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais, contando com mais de 70 mil plantas catalogadas. O interesse pelo herbário se estende para além das fronteiras do estado, com grupos provenientes de diversas partes do país visitando a coleção.
A gerente do herbário, Rosângela Lemos, destaca a relevância acadêmica do acervo, ressaltando que a especificidade dos trabalhos com a vegetação e a flora alagoana conferem ao Herbário MAC uma posição de destaque no assunto, sendo uma referência ao longo dos mais de 40 anos de existência.
O sucesso do projeto pode ser comprovado pelas pesquisas de avaliação, que indicaram a qualidade das atividades e apresentações oferecidas pelos profissionais do herbário. Segundo as avaliações, o desempenho da equipe foi classificado como “ótimo” em 100% das vezes, destacando a competência e adequação ao público.
O Herbário de Portas Abertas continua recebendo visitas e realizando palestras. Para se inscrever, é necessário acessar o link disponibilizado pelo IMA, atentando-se para as especificações, como o número máximo e mínimo de participantes por visita, que varia de 5 a 35 pessoas. As visitas estão agendadas para as terças, quartas e quintas-feiras durante a manhã, sendo necessário fazer a reserva com 15 dias de antecedência. A confirmação é realizada pelo próprio herbário, que entrará em contato com o responsável pela inscrição.
Assim, o Herbário de Portas Abertas continua cumprindo com sucesso sua missão de divulgar a flora alagoana e promover a conservação da biodiversidade, abrindo as portas para o conhecimento e a descoberta.