Ao completar os 487 quilômetros do trecho cronometrado, juntamente com os 250 quilômetros que separam Al Duwadimi de Riad, em 4h49min54, Lategan mostrou sua habilidade mesmo com uma punição de 2 minutos por excesso de velocidade. O francês Mathieu Serradori conquistou a terceira posição, enquanto Giniel de Villiers foi forçado a abandonar devido a um acidente que causou concussão em seu navegador Dirk von Zitzewitz.
O brasileiro Lucas Moraes, vencedor da etapa anterior e atualmente em 17º lugar na classificação geral, teve um dia desafiador, terminando em 24º lugar e perdendo 24 minutos. Cadu Sachs, ao lado do português Gonçalo Guerreiro, é o brasileiro mais bem colocado, ocupando a 15ª posição na classificação geral. Já Marcelo Gastaldi, em 25º, está um degrau acima da dupla brasileira Marcos Moraes e Maykel Justo.
Os pilotos enfrentarão um trecho de 232 km entre Riad e Haradh, com uma especial de 357 quilômetros, nesta terça-feira. A competição culminará na sexta-feira, com a última etapa.
Na categoria de motos, a etapa foi marcada pela ajuda recompensada prestada por Luciano Benavides e Adrien Van Beveren ao chileno Pablo Quintanilla. Após 133 km, Quintanilla abandonou devido a uma lesão no ombro, resultando em Benavides e Van Beveren ocupando os dois primeiros lugares na especial do dia. Daniel Sanders manteve a liderança na classificação geral, com uma vantagem de 11 minutos sobre o segundo colocado, o espanhol, e mais de 21 minutos sobre Van Beveren. A competição continua com desafios emocionantes e surpresas no decorrer dos dias.