Hemoal Trapiche terá horário reduzido neste sábado por causa da final do Campeonato Alagoano; doações podem ser feitas na Unidade Via Expressa.



A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada em Maceió, terá seu horário de funcionamento alterado neste sábado (15). Em decorrência da final do Campeonato Alagoano de 2025, marcada para acontecer no Estádio Rei Pelé, próximo à unidade, o Hemoal Trapiche estará aberto das 7h às 14h. Esta mudança tem como objetivo minimizar os transtornos que poderão ocorrer devido ao intenso movimento de torcedores e ao bloqueio de vias nas imediações do hemocentro.

Para os interessados em realizar a doação de sangue durante a tarde, a administração do Hemoal informa que a Unidade Via Expressa estará disponível, atuando normalmente até as 17h. Localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, esta unidade oferece uma opção para quem deseja contribuir com esse gesto de solidariedade mesmo com a alteração no horário do Trapiche.

Verônica Guedes, diretora do Hemoal, destacou que a modificação nos horários é uma medida preventiva e ressaltou a importância da compreensão dos doadores. Ela garantiu que, na próxima segunda-feira (17), a unidade retornará ao funcionamento habitual, das 7h às 18h, para atender a todos aqueles que desejam fazer sua doação.

Para quem está considerando a doação de sangue, é importante que os voluntários se atentem a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 kg, apresentar um documento de identidade oficial com foto e estar em boas condições de saúde, além de estarem bem alimentados e usando máscara.

Entretanto, algumas pessoas não estão aptas a doar. Isso inclui indivíduos que tenham contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos, gestantes, lactantes e aqueles que realizaram doações recentes, que precisam respeitar o intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres entre doações.

Apesar de ajustes no funcionamento da Unidade Trapiche, a equipe do Hemoal assegura que a oferta de sangue para hospitais e maternidades do estado não será comprometida, permitindo que o atendimento à saúde da população continue ininterrupto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo