Hemoal realiza ações itinerantes para facilitar a doação de sangue em Alagoas



 

Nesta terça-feira (31), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas ações itinerantes com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue. A coleta externa ocorrerá em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, e em Maceió, na sede da Polícia Federal (PF), no bairro Jaraguá.

Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter idade entre 16 a 69 anos e pesar igual ou mais de 50 quilos. De acordo com portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

O assistente social do Hemoal, Danilo Lima, ressalta que as pessoas também devem portar um documento de identificação com foto, estar alimentadas, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas. Além disso, aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing não podem doar sangue por um período de 12 meses.

Além das ações itinerantes, o Hemoal possui Postos Fixos tanto na capital quanto no interior do Estado para realizar a doação de sangue. Na cidade de Arapiraca, a Unidade Eldorado funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, além dos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já o Hemoal Coruripe está aberto às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Em Maceió, os voluntários podem comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Também é possível fazer a doação de sangue na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, às terças-feiras, das 7h às 17h.

A doação de sangue é de extrema importância para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Por isso, o Hemoal busca constantemente incentivar a população a participar dessa ação solidária, que pode salvar vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo