Essa terça-feira será a última oportunidade para os alagoanos que desejam se candidatar à doação de sangue antes do feriado de Natal. Para participar desse gesto nobre, que pode salvar até quatro vidas, os voluntários precisam atender a alguns requisitos, como ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal e portar um documento de identificação oficial e original com foto.
Existem impeditivos definitivos e temporários para a doação de sangue. Pessoas que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos estão permanentemente proibidas de doar. Já os impedimentos temporários incluem a proibição para quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing nos últimos 12 meses. Além disso, a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e a falta de pelo menos seis horas de sono na noite anterior também são critérios que impedem a doação.
O Ministério da Saúde estabelece essas diretrizes para garantir a segurança dos doadores e receptores de sangue. Por isso, é fundamental que os interessados verifiquem se estão aptos a fazer a doação antes de comparecer às unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió. A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode ajudar a salvar vidas.