Mesmo com o feriado, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió seguem operando normalmente ao longo do dia, com o objetivo de fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Dessa forma, as maternidades e hospitais continuarão sendo abastecidos para suprir os pedidos referentes às cirurgias eletivas, aos casos de emergência e às urgências hematológicas.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta a importância dos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que uma pessoa possa se candidatar à doação voluntária de sangue. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto.
Além disso, Verônica Guedes esclarece que os candidatos à doação de sangue devem ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior e não podem ter ingerido bebida alcoólica. Aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses antes de poderem doar sangue.
A diretora do Hemoal também destaca os impedimentos definitivos para doar sangue, como ter tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis. Além disso, pessoas gripadas, com Covid-19 ou Influenza devem aguardar a cessação dos sintomas e, após dez dias, podem se candidatar à doação voluntária de sangue.
Portanto, aqueles que preenchem os requisitos e desejam ajudar a salvar vidas podem comparecer às unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió para realizar sua doação e contribuir para suprir a demanda por sangue nos hospitais e maternidades.