Hemoal capacita profissionais de enfermagem para garantir segurança do ato transfusional nas unidades hospitalares alagoanas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou um treinamento na última terça-feira (14) com o intuito de capacitar 80 profissionais de enfermagem para garantir a segurança do ato transfusional para os pacientes internados nas unidades hospitalares alagoanas. A capacitação foi organizada pela Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Hemoal e ministrada pela médica hematologista Verônica Guedes e pelas enfermeiras Adriane Beltrão e Maria Lúcia Brito.

Durante todo o dia, as especialistas em hemoterapia abordaram as etapas que integram o ato transfusional, tornando os profissionais capacitados aptos a atuarem na assistência aos pacientes, bem como a serem agentes multiplicadores nos hospitais em que atuam. O treinamento focou na qualificação do ato transfusional, esclarecendo pontos como as informações que devem estar contidas no documento de solicitação de transfusão e como deve ser realizado o transporte das amostras de sangue.

De acordo com a médica Verônica Guedes, o treinamento também abordou as principais reações transfusionais que podem ocorrer no paciente e como identificá-las, além de mostrar como elas devem ser notificadas no processo de hemovigilância e como devem ser tratadas. Guedes ressaltou a importância de garantir a qualidade do processo de transfusão, já que isso pode impactar no resultado final, ou seja, na recuperação da pessoa que está em tratamento médico.

Durante a explanação aos profissionais de enfermagem, a médica destacou que o ato transfusional deve ser seguro, visando garantir que o paciente receba as transfusões sanguíneas necessárias ao seu restabelecimento. Ela pontuou a importância de assegurar que o sangue tenha qualidade e que o processo de transfusão atenda às especificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a fim de não colocar em risco a saúde do paciente que está em tratamento.

Com a capacitação dos profissionais de enfermagem, o Hemoal busca garantir a qualidade e segurança nos atos transfusionais realizados nas unidades hospitalares de Alagoas. Este treinamento é fundamental para o aprimoramento dos serviços de saúde no estado e mostra o compromisso do Hemoal em garantir o bem-estar e a segurança dos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo