Haddad é favorito para substituir Lula em 2026, indica pesquisa da Quaest; Michelle Bolsonaro lidera oposição sem Bolsonaro.



Segundo um recente levantamento realizado pela Quaest e divulgado nesta quinta-feira (12/12), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), desponta como favorito para substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma possível candidatura à reeleição em 2026. De acordo com a pesquisa, caso o chefe do Executivo opte por não concorrer, Haddad é apontado por 27% dos entrevistados como o melhor nome para representar o governo, seguido por Ciro Gomes (17%) e Geraldo Alckmin (14%).

Por outro lado, na ausência de Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) desponta como o nome mais forte para disputar a presidência contra Lula, segundo a opinião de 21% dos participantes da pesquisa. Outros possíveis candidatos, como Eduardo Paes (PSD), Rui Costa (PT) e Gleisi Hoffmann (PT), apresentam uma preferência inferior, com menos de 5% dos votos.

No campo da oposição, Michelle Bolsonaro continua se destacando como uma potencial concorrente a Lula, com 21% de preferência entre os entrevistados. Em seguida, aparecem Pablo Marçal (18%), Tarcísio de Freitas (17%) e Simone Tebet (10%). Governadores como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) obtiveram uma porcentagem inferior a 10%.

A pesquisa realizada pela Quaest ouviu 9.598 brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro, com uma margem de erro de um ponto percentual e um nível de confiança de 95%. Os resultados proporcionam uma visão interessante do cenário político atual e das possíveis candidaturas que podem surgir nas próximas eleições presidenciais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo