Durante a coletiva, o secretário abordou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, alertando para os riscos associados ao aumento da temperatura global acima das metas estabelecidas no Acordo de Paris. Guterres ressaltou a importância de o G20 liderar pelo exemplo e mostrar comprometimento na busca por soluções para problemas que afetam o mundo inteiro.
Além disso, Guterres fez críticas à postura do governo argentino em relação às negociações sobre temas da Agenda 2030, como o empoderamento feminino e a redução das desigualdades. O secretário-geral da ONU enfatizou a necessidade de os países do G20 demonstrarem bom senso e buscarem consensos para garantir decisões relevantes para a ordem internacional.
No que diz respeito às instituições internacionais, Guterres defendeu a necessidade de reformas para que sejam mais eficazes e representativas. Ele expressou preocupação com as negociações em curso na COP29, no Azerbaijão, e ressaltou a importância de os países do G20 cumprirem seus compromissos para evitar resultados desastrosos.
Diante dessas questões urgentes e complexas, António Guterres fez um apelo para que os líderes do G20 assumam a responsabilidade de liderar ações concretas e eficazes para enfrentar os desafios globais e garantir um futuro sustentável e seguro para todos os países e seus habitantes.