Guia de pesca fisga piraíba de 120kg e mais de 2 metros no Rio Araguaia, em Goiânia: “Indescritível!”



Na última terça-feira (4/3), o guia de pesca Josevaldo Camargo surpreendeu ao fisgar um peixe de 120 quilos no Rio Araguaia, na cidade de Bandeirantes, no noroeste goiano. Segundo ele, o peixe media mais de dois metros de comprimento e tratava-se de uma piraíba, considerada a maior espécie de couro da América do Sul.

Josevaldo, que pesca no Rio Araguaia há 15 anos, sendo os últimos dez anos dedicados à pesca esportiva, afirmou que essa foi a maior captura de sua carreira. Após fisgar o animal, ele tomou a decisão de soltá-lo novamente no rio, em um gesto de preservação da fauna aquática.

A piraíba, apesar de majestosa, encontra-se ameaçada de extinção devido à pesca predatória. A redução de sua população pode acarretar um desequilíbrio nas espécies de peixes presentes em seu habitat, uma vez que a piraíba se alimenta de diversos tipos de animais, inclusive de outras espécies de peixes.

Por conta de seu comportamento onívoro, a piraíba é conhecida como o “tubarão de água doce”, devido à sua capacidade de abater presas com quase o mesmo tamanho que ela, como é o caso do pirarucu. Com uma expectativa de vida de até 40 anos e podendo atingir até 300 quilos, a piraíba desperta o fascínio dos amantes da pesca esportiva, mas também a preocupação quanto à sua preservação diante da ameaça de extinção.

A história de Josevaldo Camargo e sua captura impressionante reforçam a importância da conscientização ambiental e da prática de uma pesca sustentável, visando garantir a perpetuação das espécies aquáticas e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo