Guarda Civil Municipal de Palmeira dos Índios recebe autorização federal para porte de armas

O Diário Oficial da União (DOU) divulgou nesta quarta-feira (10) a liberação de porte de armas para os membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Palmeira dos Índios, em Alagoas. A medida está inserida no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica 08230.000886/2024-75-SR/PF/AL.

Um consórcio colaborativo, o acordo envolve o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, e a prefeitura do referido município. A implementação da medida marca um passo significativo para a segurança da população local e a professionalização da GCM de Palmeira dos Índios.

“É um grande avanço para a categoria da Guarda Municipal e para a comunidade de Palmeira dos Índios”, celebra o comandante da GCM, José Adriano Dantas. “Ter profissionais cada vez mais capacitados, graças à formação continuada exigida pela iniciativa, é uma conquista para a segurança pública na região. Além disso, ficamos entusiasmados em saber que estamos entre as dez cidades de Alagoas a terem esse Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal”, acrescenta ele.

De acordo com as diretrizes do acordo, a autorização de porte de armas pela GCM tem validade de 10 anos. Anuncia o Prefeito Júlio Cezar: “O município cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal. Agora, a Guarda passará por um curso de formação, certificado e habilitado pela Polícia Federal em todo o Brasil”.

A medida aponta para a consolidação de um aparato de segurança robusto e repensado em Palmeira dos Índios. O prefeito Júlio Cezar espera que a implementação do acordo e a consequente habilitação dos membros da GCM para portar armas permita que a corporação trabalhe mais eficazmente para a manutenção da segurança e da ordem públicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo