Os dois suspeitos, que foram atingidos pelo guarda, foram presos e estavam em posse de uma motocicleta roubada, que acabou sendo devolvida ao proprietário. Ainda não há confirmação se o tiro fatal partiu da arma do guarda municipal, e por isso a 3° Delegacia de Polícia de Diadema está conduzindo a investigação para esclarecer as circunstâncias da morte do jovem.
É importante ressaltar que, de acordo com painel do Ministério Público estadual, houve um total de 34 mortes atribuídas a guardas civis metropolitanos em 2024, sendo que 15 destas ocorreram enquanto os profissionais estavam de folga, como foi o caso em Diadema. Além disso, no ano passado, em todo o estado de São Paulo, foram registradas 835 mortes causadas por agentes de forças de segurança, sendo 147 delas decorrentes de ações de agentes em folga.
Ainda não há mais informações sobre o desdobramento das investigações e se medidas disciplinares serão tomadas em relação ao guarda civil envolvido no incidente. A população aguarda por mais detalhes e esclarecimentos por parte das autoridades competentes para entender o que de fato aconteceu naquele trágico episódio.