Segundo o Shimizu S-Pulse, Matheus Bueno é um jogador que possui um excelente senso ofensivo, consegue jogar com tranquilidade sob pressão do adversário, e seus passes longos e curtos de pé direito podem mudar muitas situações. Sua força defensiva também foi ressaltada, tornando-o um jogador indispensável para a equipe. Apesar do atraso na chegada devido à emissão do visto, o clube se comprometeu em ajudar o atleta a se adaptar rapidamente ao time e ao futebol japonês.
O volante tinha o interesse do Cuiabá, mas optou por seguir para sua segunda experiência internacional. Revelado pelo Coritiba em 2019, Matheus Bueno já havia atuado no Gil Vicente, de Portugal, em 2022. Pelo Guarani, foram duas temporadas, com 77 partidas, três gols e três assistências.
Sua passagem pelo Guarani foi marcada por um momento simbólico, o gol decisivo no dérbi 208 contra a Ponte Preta. O gol garantiu a vitória por 1 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, quebrando um tabu de 15 anos sem triunfos do time no clássico fora de casa.
Essa é a segunda negociação recente do Guarani com o futebol japonês, mostrando uma abertura de novas oportunidades de mercado para o clube campineiro. Além de Matheus Bueno, o atacante João Victor também foi transferido para o país asiático nesta temporada. Com essas movimentações, o Guarani busca reforçar o elenco e se preparar para os desafios que virão.