“Kaeté” não é apenas o nome da faixa instrumental lançada por Rodrigues, mas também o título de seu próximo álbum, que tem lançamento previsto para 5 de setembro pelo selo Maracanã. O novo single apresenta uma fusão inovadora de gêneros, que Rodrigues descreve como “jazz afro-indígena”, enfatizando a tradição do pífano, seu principal instrumento de pesquisa. Essa música é um tributo à conexão com suas raízes ancestrais e à celebração da cultura kariri-xocó.
Em suas palavras, Alexandre ressalta a importância dessa conexão: “O nome da música e do disco vem da ideia de celebrar e, ao mesmo tempo, buscar a minha ancestralidade”. Crescendo em um ambiente onde as tradições indígenas de seus antepassados estavam presentes, Rodrigues se sentiu em casa ao colaborar com o Grupo Sabuká. A gravação da música foi um momento especial que simbolizou um reencontro espiritual com a natureza, conforme ele descreveu ao cacique Kayrá: “Estávamos nos reencontrando”.
Na gravação, que ocorreu em um único dia no Estúdio Arsis em São Paulo, Rodrigues contou com a colaboração de músicos talentosos como Tom Cykman e Felipe Gianei, que contribuíram para o arranjo sonoro da faixa. “Forró pro Shabaka”, o primeiro single do álbum, foi uma introdução ao estilo musical que combina o pífano com influências de jazz e música popular, destacando a pluralidade de ritmos nordestinos.
Alexandre Rodrigues, multi-instrumentista, compositor e educador, tem se destacado na cena musical brasileira, apresentando-se ao lado de ícones como Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Formado em Música pelo IFPE, ele tem promovido a tradição do pífano, ao mesmo tempo em que inova suas sonoridades, criando um diálogo entre o rural e o urbano em seus projetos, como o Alexandre Rodrigues Trio e Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano.
O trabalho de Rodrigues é uma verdadeira celebração cultural, unindo a essência das tradições pernambucanas a novas linguagens musicais, e sua nova faixa “Kaeté” certamente reforça esse compromisso com a diversidade e autenticidade da música brasileira contemporânea.