Durante a visita, o grupo se encontrou com o agricultor José Cícero dos Santos, que apresentou as experiências adotadas com o Sistema Agroflorestal (SAF). Ele mostrou como o sistema agroecológico é aplicado na olericultura (plantio de hortaliças) e fruticultura, além da prática de adoção de bioinsumo.
Em seguida, o grupo visitou a área da agricultora Maria José Cavalcante, que possui um SAF já consolidado. Ela realizou a recuperação de uma nascente, que agora está preservada. No local, o grupo também pôde conhecer o projeto de plantio de café orgânico no sistema agroflorestal, o viveiro de mudas, o sistema de fabricação de colorau orgânico e uma casa de farinha.
A visita ao assentamento teve como objetivo visualizar de perto as práticas sustentáveis adotadas pelos agricultores e pensar em estratégias para que o estado de Alagoas possa cumprir as metas estabelecidas no plano de ação estadual. O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ademilson Neris, ressaltou que o Sistema Agroflorestal é uma das técnicas e tecnologias contempladas no plano estadual.
Além disso, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária é a coordenadora do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+/AL. A construção do plano de ação estadual contou com a participação de entidades e instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil.
Os dois produtores visitados são atendidos pela Emater Alagoas, Embrapa, Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Comissão Pastoral da Terra. Eles estão participando da construção do SPG Bem Viver – Sistema Participativo de Garantia. A produção orgânica dos assentados está em processo de legalização junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
A visita ao assentamento demonstra o empenho e compromisso do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas em promover a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e pecuária. Essas práticas são essenciais para a redução da emissão de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente.