Grupo Gestor do Plano ABC+ Alagoas visita assentamento em Messias para conhecer práticas sustentáveis na agricultura de baixo carbono.



 

O Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas realizou uma visita ao assentamento Flor do Bosque, localizado no município de Messias, para conhecer de perto as práticas sustentáveis realizadas no local. Essas práticas fazem parte do plano de trabalho para a redução da emissão de gases do efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas nas atividades agrícolas e pecuárias.

Durante a visita, o grupo se encontrou com o agricultor José Cícero dos Santos, que apresentou as experiências adotadas com o Sistema Agroflorestal (SAF). Ele mostrou como o sistema agroecológico é aplicado na olericultura (plantio de hortaliças) e fruticultura, além da prática de adoção de bioinsumo.

Em seguida, o grupo visitou a área da agricultora Maria José Cavalcante, que possui um SAF já consolidado. Ela realizou a recuperação de uma nascente, que agora está preservada. No local, o grupo também pôde conhecer o projeto de plantio de café orgânico no sistema agroflorestal, o viveiro de mudas, o sistema de fabricação de colorau orgânico e uma casa de farinha.

A visita ao assentamento teve como objetivo visualizar de perto as práticas sustentáveis adotadas pelos agricultores e pensar em estratégias para que o estado de Alagoas possa cumprir as metas estabelecidas no plano de ação estadual. O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Ademilson Neris, ressaltou que o Sistema Agroflorestal é uma das técnicas e tecnologias contempladas no plano estadual.

Além disso, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária é a coordenadora do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+/AL. A construção do plano de ação estadual contou com a participação de entidades e instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil.

Os dois produtores visitados são atendidos pela Emater Alagoas, Embrapa, Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Comissão Pastoral da Terra. Eles estão participando da construção do SPG Bem Viver – Sistema Participativo de Garantia. A produção orgânica dos assentados está em processo de legalização junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A visita ao assentamento demonstra o empenho e compromisso do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas em promover a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e pecuária. Essas práticas são essenciais para a redução da emissão de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo