Grupo Alfa vende varejista C&C para Arcos Gestão e Investimento em operação sigilosa.

O Grupo Alfa, conglomerado que engloba as marcas Hotéis Transamérica, Águas Prata e La Basque, anunciou a venda da varejista de casa e construção C&C para a Arcos Gestão e Investimento (AGI). A transação ocorreu no final de setembro e o valor do negócio não foi divulgado.

Essa venda é considerada uma novidade no setor varejista e abre espaço para a entrada da chinesa Temu, uma plataforma de comércio que pretende desembarcar no Brasil até o final deste ano. Por outro lado, a gigante do mercado editorial, Saraiva, decretou falência segundo a Justiça de São Paulo.

A AGI foi criada por executivos que faziam parte da Legion Holdings, uma empresa de investimentos do empresário Fábio Carvalho, ex-presidente da Casa & Vídeo e responsável pela reestruturação da Lojas Leader.

A C&C é fruto da fusão das empresas Conibra e Madeirense no final dos anos 90 e atualmente possui 28 lojas em funcionamento. A operação de venda foi estruturada pela Prisma Capital, que atuou como assessora financeira da AGI, enquanto o BTG Pactual foi o assessor financeiro do Grupo Alfa.

De acordo com documentos registrados na Junta Comercial de São Paulo, a C&C tem um capital de R$ 1,4 bilhão. A venda chega em um momento em que a varejista vem buscando reduzir sua operação, com o fechamento de várias lojas nos últimos anos.

A Prisma Capital, responsável pela assessoria financeira na negociação, afirmou que continuará oferecendo apoio à C&C, trazendo uma visão complementar e soluções financeiras e de capital. No entanto, a empresa não quis comentar sobre a operação.

Com essa venda, o Grupo Alfa continua reestruturando seu portfólio, se desfazendo da C&C para focar em seus negócios principais no setor hoteleiro e de turismo. Já a AGI mostra sua confiança no futuro do mercado de varejo de construção no Brasil, investindo nessa aquisição. Agora, resta aguardar os próximos movimentos dessas empresas e como elas irão se adaptar e prosperar em meio às mudanças e desafios do setor varejista.

Sair da versão mobile