O jogo começou com o Atlético-MG pressionando e criando boas chances de gol, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. No entanto, a grande atuação de Volpi impediu que o Galo abrisse o placar nos minutos iniciais. O goleiro gremista fez defesas espetaculares, mantendo sua equipe no jogo.
Foi somente na segunda metade do primeiro tempo que o Grêmio conseguiu equilibrar as ações e marcar. Arezo, substituto de Braithwaite, abriu o placar de forma polêmica aos 33 minutos. O gol de Edenílson, aos 44, ampliou a vantagem tricolor. O experiente meio-campista chutou colocado e fez valer a Lei do Ex, deixando sua marca contra o ex-clube.
No segundo tempo, o Atlético-MG chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. A pressão da equipe visitante resultou no gol de Rony aos 29 minutos. O Galo continuou buscando o empate, mas Volpi se destacou mais uma vez com defesas espetaculares.
Com a vitória garantida, o Grêmio agora se prepara para a estreia na Copa Sul-Americana contra o Sportivo Luqueño, no Paraguai. Já o Atlético-MG enfrenta o Cienciano, no Peru. Os dois times voltam a campo pelo Brasileirão, com o Grêmio encarando o Ceará e o Atlético-MG recebendo o São Paulo.
Em uma partida emocionante e repleta de reviravoltas, o Grêmio conquistou uma importante vitória sobre o Atlético-MG na estreia do Brasileirão. O destaque da noite foi Tiago Volpi, que mostrou que é um goleiro de alto nível e foi fundamental para o triunfo gremista. O futuro promete ser emocionante para as duas equipes neste campeonato nacional e na disputa da Sul-Americana.