A investigação do acidente está sendo conduzida pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em Brasília. Todos os dados obtidos foram entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente de acordo com os protocolos internacionais.
Além disso, os trabalhos contaram com o apoio do Ministério dos Transportes do Cazaquistão. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as análises dos dados extraídos dos gravadores de voo e as informações que serão divulgadas no Relatório Final da investigação são de responsabilidade exclusiva da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, conforme estabelecido no Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
No total, 69 pessoas estavam a bordo da aeronave, incluindo cinco membros da tripulação, e 38 perderam a vida no acidente. O voo foi desviado para Aktau devido ao nevoeiro em Grozny, conforme informações do Ministério de Emergências do Cazaquistão.
As investigações preliminares apontam que a causa do acidente foi a colisão da aeronave com um bando de pássaros, de acordo com informações da companhia aérea. O desfecho dessa tragédia permanece em investigação pelas autoridades competentes.