Grandes Capitais podem Eleger Prefeitos no Primeiro Turno das Eleições Municipais em 12 Cidades Brasileiras. Confira o Levantamento.



Doze capitais brasileiras estão prestes a definir seus prefeitos para os próximos quatro anos no primeiro turno das eleições municipais deste domingo, de acordo com levantamento exclusivo do Metrópoles. Com base nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, realizado por diversos institutos, é possível identificar que os candidatos com pelo menos 50% + 1 dos votos válidos têm grandes chances de vencer logo no primeiro turno.

Entre as capitais que podem ter uma definição definitiva neste domingo estão: Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Florianópolis (SC).

É importante ressaltar que conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos em branco e nulos não interferem no resultado final da eleição, apenas registram a insatisfação do eleitorado com os candidatos em disputa. A maioria dos candidatos com chances de vitória no primeiro turno são prefeitos atuais, eleitos em 2020.

Um dos cases mais emblemáticos é o do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que lidera com 54% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha. Em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) tem 50,2% da preferência dos eleitores. Já em Recife, João Campos (PSB) desponta com 74% das intenções de voto, conforme o Datafolha.

Na capital baiana, Salvador, Bruno Reis (União Brasil) lidera com 74% das intenções, enquanto em Maceió, JHC (PL) está na frente com 72,6%. Em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) desponta com 52% das intenções de voto.

Em São Luís, o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) tem 63% das intenções de voto, enquanto em Macapá, Dr. Furlan (MDB) lidera com 81%. Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista, tem 65,5% das intenções de votos, e em Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil) segue na frente com 50,7%.

Por fim, em Rio Branco, Tião Bocalom (PL) lidera com 50% das intenções de voto, e em Florianópolis, Topázio Neto (PSD) tem 51%. Com base nos números das pesquisas, essas capitais caminham para uma definição no primeiro turno, consolidando a vitória de seus respectivos candidatos. A expectativa é de um pleito marcado por vitórias expressivas e decisões rápidas para os eleitores e candidatos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo