Entre as capitais que podem ter uma definição definitiva neste domingo estão: Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Florianópolis (SC).
É importante ressaltar que conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos em branco e nulos não interferem no resultado final da eleição, apenas registram a insatisfação do eleitorado com os candidatos em disputa. A maioria dos candidatos com chances de vitória no primeiro turno são prefeitos atuais, eleitos em 2020.
Um dos cases mais emblemáticos é o do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que lidera com 54% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha. Em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) tem 50,2% da preferência dos eleitores. Já em Recife, João Campos (PSB) desponta com 74% das intenções de voto, conforme o Datafolha.
Na capital baiana, Salvador, Bruno Reis (União Brasil) lidera com 74% das intenções, enquanto em Maceió, JHC (PL) está na frente com 72,6%. Em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) desponta com 52% das intenções de voto.
Em São Luís, o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) tem 63% das intenções de voto, enquanto em Macapá, Dr. Furlan (MDB) lidera com 81%. Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista, tem 65,5% das intenções de votos, e em Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil) segue na frente com 50,7%.
Por fim, em Rio Branco, Tião Bocalom (PL) lidera com 50% das intenções de voto, e em Florianópolis, Topázio Neto (PSD) tem 51%. Com base nos números das pesquisas, essas capitais caminham para uma definição no primeiro turno, consolidando a vitória de seus respectivos candidatos. A expectativa é de um pleito marcado por vitórias expressivas e decisões rápidas para os eleitores e candidatos.