Grande campanha publicitária destaca importância da Serra da Barriga e dos alagoanos no Dia da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro deste ano, o Brasil irá presenciar uma campanha publicitária de destaque nacional, que visa ressaltar a importância da Serra da Barriga e dos alagoanos na celebração do Dia da Consciência Negra. Essa iniciativa ganhou força após o governador Paulo Dantas enviar um ofício ao ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, propondo a inclusão da valorização das políticas de diversidade na data histórica.

No ofício, o governador relembrou a importância do Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, como berço do sentimento brasileiro de liberdade e resistência. Ele enfatizou que tanto Zumbi quanto Dandara estão oficialmente reconhecidos como heróis do Panteão da Pátria. O governador ressalta que essa iniciativa adquire especial relevância nos dias de hoje, quando é necessário destacar os valores da democracia, liberdade, tolerância e respeito à diversidade.

Em Brasília, o ministro Paulo Pimenta recebeu o deputado federal Paulão, que apresentou a ideia do governador e enfatizou a importância de mostrar ao povo brasileiro que o dia 20 de novembro é uma data que representa a luta do povo negro no país e promove a valorização das políticas de igualdade racial. Paulão, inclusive, fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados, ressaltando o encontro com o ministro e a prontidão do Governo de Alagoas em atender ao pedido.

Em 2003, durante seu primeiro mandato como presidente, Lula visitou a Serra da Barriga e enfatizou a importância do Dia da Consciência Negra, com sua ligação direta com Alagoas e o município de União dos Palmares, onde ocorreu a saga da resistência. Ministros já confirmaram presença nas comemorações do dia 20 de novembro em Alagoas. O ministro Paulo Pimenta garantiu que o Governo Federal irá promover peças publicitárias em todo o país para marcar a ocasião.

A decisão do ministro Paulo Pimenta de atender ao pedido do governador Paulo Dantas é uma justa homenagem à história libertária de Zumbi e à resistência ocorrida na Serra da Barriga. Alagoas é uma referência especial para o Dia da Consciência Negra. Essa iniciativa de ressaltar esse fato na mídia nacional possui um simbolismo importante nos tempos atuais, em que é necessário reafirmar a liberdade, tolerância, diversidade e o respeito ao próximo, afirma o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante.

Com essas ações, espera-se que o Dia da Consciência Negra seja celebrado de uma forma ainda mais significativa, valorizando a história e a luta dos negros no Brasil e promovendo a conscientização sobre a importância da diversidade e da igualdade racial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo