Governo reserva R$ 2 bilhões para concursos em 2026, mas não divulga informações sobre vagas ofertadas.



No projeto de lei orçamentária anual de 2025, foi reservado um montante de aproximadamente R$ 2 bilhões para a realização de concursos públicos no ano seguinte. A informação foi divulgada pelo secretário de Orçamento Federal, Clayton Montes, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (2/9).

Montes destacou que, embora não haja uma definição sobre quais concursos serão abertos, existe uma dotação orçamentária reservada para essa finalidade. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou uma nota confirmando os recursos destinados aos novos concursos.

O Projeto de Lei Orçamentária de 2025 foi entregue ao Congresso Nacional na última sexta-feira (30/8) e agora depende de aprovação dos parlamentares até o final do ano legislativo, em 22 de dezembro, para que seja enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o fim de 2024.

No entanto, mesmo com a previsão orçamentária, ainda não há informações sobre o número de vagas que serão disponibilizadas nos concursos de 2026, nem sobre os órgãos públicos que irão realizar as seleções. O secretário ressaltou que os detalhes devem ser consultados junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A ministra Esther Dweck também confirmou a previsão de novos concursos para o ano de 2025, destacando a importância de seguir os trâmites legais para a realização das seleções. A expectativa é de que os concursos públicos possam contribuir para a renovação e manutenção do quadro de servidores em diversos órgãos do governo federal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo