Governo promete ressarcimento e combate firme à fraude no INSS, garante ministra Simone Tebet

Na última quinta-feira, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou uma série de medidas que visam combater fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante um evento na Bolsa de Valores de São Paulo. As ações se dividem em três fases: descoberta, apuração e ressarcimento. Na fase inicial, a Controladoria-Geral da União (CGU) desempenhou um papel crucial na identificação dos esquemas fraudulentos. A apuração servirá para determinar quantos beneficiários foram afetados e o total de valores desviados, enquanto o ressarcimento garantirá a devolução dos montantes de forma justa e eficiente.

Tebet sublinhou que seu compromisso é assegurar que todos os prejudicados sejam ressarcidos. Caso os recursos obtidos por meio da apreensão de bens das associações investigadas não sejam suficientes, a União garantirá um complemento com recursos públicos. No entanto, a ministra destacou que haverá critérios rigorosos para garantir que as compensações sejam feitas apenas a quem realmente possui direito. “Temos a responsabilidade de restituir apenas aqueles que são legítimos beneficiários”, afirmou, alertando sobre a possibilidade de pessoas mal-intencionadas alegarem ser vítimas para obter indenização.

A gravidade das fraudes foi enfatizada por Tebet, que os classificou como crimes contra a pátria, em virtude do impacto que causam nas camadas mais vulneráveis da população. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está ciente da situação e demandou rapidez e transparência no processo de investigação e ressarcimento. A partir da próxima semana, as equipes do Orçamento e da Fazenda iniciarão os trabalhos para identificar os afetados e proceder com as devoluções.

Além de discutir as fraudes, o evento também abordou temas de infraestrutura. Durante a ocasião, Tebet destacou a importância de investimentos para o fortalecimento das ferrovias no Brasil, enfatizando a necessidade de parcerias com fundos internacionais, dentre eles, a colaboração com a China em projetos ferroviários. O leilão da chamada “Rota da Celulose” foi um dos pontos centrais do evento, conectando estados brasileiros a países vizinhos e com potencial de facilitar o comércio com o gigante asiático. Com essa abordagem, o governo busca não apenas combater as fraudes, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico do país, gerando novas oportunidades de crescimento e integração regional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo