O procedimento para se cadastrar no Celular Seguro pode ser feito de forma totalmente on-line, a partir de um cadastro na conta gov.br, que reúne serviços públicos federais. Para garantir ainda mais segurança, é necessário ter acesso à conta no nível prata ou ouro.
Para habilitar o cadastro no gov.br, o usuário pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Após o cadastro, será necessário escolher como prefere receber a habilitação do cadastro, seja por e-mail ou por SMS. Em seguida, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta.
Com a conta habilitada, é possível acessar a plataforma do gov.br e verificar o nível de segurança e confiabilidade da conta. Por padrão, as contas se iniciam no nível bronze, mas é possível aumentar o nível para prata ou ouro, que refletem a forma como a conta é criada ou validada, além dos tipos de serviços públicos e transações digitais que podem ser realizadas.
Para aumentar o nível da conta, é necessário acessar a seção “Dados” no aplicativo gov.br e clicar em “Aumentar nível da conta”. O processo de validação também varia de acordo com o nível desejado, com a conta prata exigindo o reconhecimento facial pelo aplicativo e a conferência da foto nas bases da CNH ou do internet banking, e a conta ouro exigindo o reconhecimento facial para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral, além da validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Uma vez concluído o cadastro, os usuários já terão acesso à plataforma do Desenrola, onde será possível renegociar dívidas entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. Essa é apenas mais uma das iniciativas do governo visando aumentar a segurança digital e facilitar o acesso a serviços públicos.