Governo Lula estuda mudanças na multa do FGTS e no seguro-desemprego em meio a revisão de gastos públicos. Medidas podem ser apresentadas em 2025.

O Governo Lula está em fase de estudo e avaliação de possíveis mudanças no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no seguro-desemprego. Essas alterações, somadas a outras que já foram avaliadas, fazem parte de um conjunto de mais de 30 medidas que podem ser apresentadas apenas em 2025 ou 2026. A ministra Simone Tebet (MDB) informou que o presidente Lula tem participado ativamente das discussões sobre o programa de revisão de gastos públicos, destacando a importância da valorização do salário mínimo e da possível vinculação da aposentadoria ao piso.

Na última terça-feira (15), durante debates sobre o tema, Simone Tebet mencionou que o presidente Lula vem interferindo nas discussões, demonstrando interesse em conduzir as mudanças com responsabilidade e visando o bem-estar da população. Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (16) que qualquer anúncio sobre as mudanças só será feito quando o Governo estiver totalmente alinhado em relação às decisões a serem tomadas.

Fernando Haddad destacou a importância de apresentar propostas consistentes, visando garantir a sustentabilidade fiscal a longo prazo. Segundo ele, o objetivo do programa de revisão de gastos públicos é criar um arcabouço que possa perdurar e beneficiar a sociedade como um todo. A equipe econômica do Governo tem se dedicado a analisar cada proposta com cautela e responsabilidade, buscando sempre o melhor para o país.

Diante desse cenário, fica evidente que as mudanças propostas pelo Governo Lula estão sendo cuidadosamente estudadas e avaliadas, visando promover melhorias na economia e no sistema de proteção social do país. A expectativa é de que as medidas sejam apresentadas em um futuro próximo, após uma análise minuciosa de seus impactos e benefícios para todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo