“A reabertura do aeroporto de Rio Grande é de extrema importância para auxiliar nas ações realizadas no Sul do Estado, que tem sido duramente afetado pelas fortes chuvas, assim como o restante do Rio Grande do Sul. Todos os esforços foram feitos para que essa reabertura acontecesse, pois compreendemos a relevância dos aeroportos regionais neste momento crítico”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Além do aeroporto de Rio Grande, os demais terminais sob responsabilidade da Secretaria (Passo Fundo, Santo Ângelo, Torres, Capão da Canoa, Canela, Erechim e Carazinho) estão operando normalmente, confirmou o governo estadual.
“A infraestrutura do aeroporto de Rio Grande será utilizada para operações de resgate aéreo e voos humanitários”, explicou o diretor do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Logística e Transportes, Marcelo Macedo.
O Aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, que é o segundo maior terminal do interior do Estado, está sendo utilizado como base para o reabastecimento de aeronaves envolvidas nas operações de resgate em toda a região do Rio Grande do Sul. Com o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fechado, o aeroporto de Passo Fundo se torna uma importante ligação aérea com São Paulo.
Na semana passada, o número de voos regionais para os aeroportos de Santo Ângelo e de Passo Fundo foi ampliado, após o Ministério de Portos e Aeroportos aumentar em 116 voos semanais as conexões com aeroportos regionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre.