Governo federal monta escritório permanente em Porto Alegre para coordenar operações de socorro em meio a tragédia das chuvas.

O governo federal tomou uma decisão importante em relação à tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas. Será montado um escritório permanente em Porto Alegre para coordenar e acompanhar as operações de socorro em meio à situação de calamidade. Essa é considerada a maior tragédia da história do estado devido ao alto número de mortes e desaparecidos.

Os ministros responsáveis pela ação, Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Waldez Góes da Integração e do Desenvolvimento Regional, se dirigirão à capital gaúcha neste sábado para coordenar os esforços de auxílio e resgate.

O ministro Paulo Pimenta explicou em entrevista à TV Brasil que o escritório permanente funcionará até que todas as pessoas sejam resgatadas das áreas afetadas pelas enchentes. Até o momento, mais de 8 mil pessoas foram resgatadas, porém 68 estão desaparecidas e centenas de famílias estão ilhadas em regiões de difícil acesso devido à subida dos rios e ao mau tempo.

O governo federal já disponibilizou embarcações, caminhões e retroescavadeiras para as operações de resgate e limpeza das vias. Além disso, antenas serão enviadas para restabelecer a comunicação e a internet nas áreas afetadas. A Força Nacional também está sendo mobilizada, com o envio de 100 agentes para auxiliar nas operações de resgate.

O ministro enfatizou que não haverá limite orçamentário para as ações de reconstrução das áreas atingidas, garantindo que cada casa, estrada, ponte, escola e unidade de saúde danificadas serão reconstruídas para devolver a dignidade e segurança para a população afetada.

Sair da versão mobile