Aqueles que não realizarem a justificativa da edição anterior (2023) ou tiverem a justificativa reprovada terão que pagar uma taxa no valor de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.
Para justificar a ausência no Encceja 2023, os candidatos devem acessar o site oficial do Encceja e informar seu CPF e senha. Em seguida, devem procurar pela opção “justificar ausência” e preencher um formulário explicando o motivo da ausência. Além da explicação, é necessário apresentar um documento que comprove a ausência, como por exemplo, boletim de ocorrência em caso de furto ou assalto, atestado de óbito em caso de morte na família, entre outros.
É fundamental acompanhar o status da solicitação no sistema após o envio da justificativa, pois o Inep irá analisar e notificar se a justificativa e os documentos enviados foram aceitos ou não. O resultado dessa análise está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril.
O Encceja foi criado em 2002 com o objetivo de oferecer a oportunidade para jovens e adultos que interromperam seus estudos possam obter a certificação do ensino fundamental e médio. Em 2023, mais de um milhão de brasileiros participaram das provas em todo o país. Em Alagoas, 10.832 candidatos se inscreveram para o exame, sendo 8.874 para o nível médio e 1.958 para o fundamental.