Governo Federal divulga calendário de pagamento do Bolsa Família em 2025: entenda as novas regras e critérios de participação.

O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (2/1) o calendário de pagamentos do programa de assistência social Bolsa Família para o ano de 2025. Os pagamentos serão iniciados no dia 20 de janeiro e seguirão até o dia 31, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, conforme indicado no cartão.

Os valores são disponibilizados nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma crescente. No mês de dezembro, o calendário será antecipado para o dia 10, visando pagar o benefício antes do Natal. As datas são estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão, e pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos.

Para não perder o benefício, as informações sobre a renda da família no Cadastro Único (CadÚnico) precisam ser atualizadas a cada dois anos. A pessoa responsável pela família deve comparecer a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único.

Podem participar do programa famílias com renda de até R$ 218 por integrante que vive na mesma casa, desde que estejam inscritas no CadÚnico. O Governo Federal estabeleceu o repasse de R$ 600 por família inscrita, com novos padrões de benefícios que variam de acordo com a composição familiar.

Além disso, o acompanhamento do programa inclui a exigência de frequência escolar e vacinação das crianças para a continuidade do pagamento do benefício. O Bolsa Família busca auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes acesso a recursos financeiros para suprir suas necessidades básicas.

Dessa forma, o programa se mostra essencial para o combate à pobreza e a promoção da inclusão social no Brasil. As atualizações e novidades do Bolsa Família em 2025 demonstram o compromisso do governo em garantir o amparo necessário às famílias em condições de vulnerabilidade.

Sair da versão mobile