Logo após sua posse, Trump assinou decretos autorizando a deportação de imigrantes não documentados, demonstrando uma postura rígida em relação à imigração. Ao revogar a política de seu antecessor, o governo Trump enfatizou que os criminosos não poderão mais se esconder em locais como escolas e igrejas para evitar a prisão.
Em seu discurso de posse, o presidente Donald Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e prometeu medidas ainda mais rigorosas contra a imigração. Ele afirmou que toda entrada ilegal será imediatamente interrompida e um processo de devolução de milhões de imigrantes criminosos será iniciado.
Essas novas diretrizes refletem a abordagem linha dura do governo Trump em relação à imigração ilegal nos Estados Unidos. Dessa forma, as autoridades federais de imigração terão mais liberdade para realizar operações e prender aqueles que estão no país de forma irregular, independentemente do local em que se encontram.
A revogação da política do governo Biden demonstra uma mudança significativa na política de imigração dos Estados Unidos, refletindo a postura mais enérgica adotada pela administração Trump. Nesse sentido, as medidas anunciadas por Benjamine Huffman reforçam o compromisso do governo atual em conter a imigração ilegal e reforçar a segurança nas fronteiras.