De acordo com as informações divulgadas pela gestão estadual, a obra está prevista para ser finalizada até 2026, com a entrega das obras programada para 2031. O objetivo da construção da terceira pista é ampliar em 145% a capacidade de tráfego de caminhões e ônibus, além de aumentar em 25% a capacidade total do sistema Anchieta-Imigrantes, que atualmente está sobrecarregado.
A autorização para a elaboração do projeto executivo foi concedida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e a execução será realizada em parceria com a concessionária Ecovias. Ainda não foram divulgados o prazo para o início das obras e o orçamento previsto para a construção da terceira pista.
A nova pista contará com duas faixas de rolamento e um acostamento que poderá ser revertido em faixa de tráfego. O trajeto da Rodovia dos Imigrantes até próximo ao Polo Industrial de Cubatão, com acesso ao Porto de Santos, será predominantemente em túneis, somando 17 quilômetros, dos quais seis quilômetros correspondem a um dos túneis, podendo se tornar o maior do Brasil. Além disso, a inclinação média da pista será de 4%, possibilitando o tráfego seguro de veículos pesados.
O governador Tarcísio de Freitas enfatizou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil, destacando os benefícios para o turismo, o crescimento do Porto de Santos e a melhoria na mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto. O secretário Rafael Benini ressaltou o planejamento de ações estruturais de longo prazo para solucionar os gargalos de mobilidade na região. Com essa iniciativa, o governo avança no fortalecimento da infraestrutura viária do estado, priorizando a segurança e a eficiência no transporte de cargas e passageiros.