A gratuidade será válida para todos os passageiros que utilizarem o sistema metropolitano de transporte público, incluindo CPTM, Metrô e EMTU, no período das 9h às 21h em todas as regiões metropolitanas do estado de São Paulo. Não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação para usufruir desse benefício.
Além disso, a operação de gratuidade nos ônibus municipais aos domingos permanecerá a mesma. As linhas de metrô e trem operadas pela iniciativa privada, como as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, também estarão incluídas nessa oferta de viagens sem a necessidade de pagamento de bilhetes.
Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou uma operação especial em ambas as datas de realização das provas do Enem. As equipes da CET estarão monitorando os principais corredores da cidade, agilizando a remoção de interferências e orientando os pedestres.
Dentre as principais alterações no sistema viário neste domingo estão a liberação do Elevado Pres. João Goulart (Minhocão) para o tráfego das 7h às 14h, a suspensão da ciclofaixa de lazer, o funcionamento da Zona Azul de acordo com a sinalização local, e a suspensão do Programa Ruas Abertas da Avenida Paulista e da Liberdade pela Subprefeitura da Sé.
Em suma, o governo de São Paulo está tomando medidas para garantir que os estudantes que irão realizar o Enem tenham um deslocamento tranquilo e seguro neste domingo. A gratuidade nos transportes públicos e as alterações no trânsito visam facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.