De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos, estima-se que a privatização possa render ao governo entre R$ 300 milhões e R$ 1 bilhão, sendo que o contrato de concessão terá a duração de 30 anos. Vale ressaltar que a proposta de privatização foi feita originalmente pelo ex-governador João Doria (sem partido) durante sua campanha em 2018, porém, ao abrir a licitação em 2021, nenhum interessado se apresentou. O governo acabou suspendendo o edital no ano seguinte para revisão dos termos, sem retorno até o momento.
Com a concessão, a gestão de Tarcísio prevê a modernização das balsas, a reforma dos ancoradouros e a implementação de novos, além da eletrificação de todo o processo. A consulta pública permanecerá aberta até o dia 23 de dezembro deste ano.
Dentre as travessias que o governo deseja privatizar, estão São Sebastião-Ilhabela (Litoral norte), Santos-Guarujá (Baixada Santista), Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha (Vale do Paraíba), entre outras. A medida visa otimizar o transporte por meio das balsas e modernizar a infraestrutura existente. A população e as empresas envolvidas aguardam ansiosas para saber como será conduzido todo esse processo de privatização e os benefícios que poderão ser gerados a partir desta iniciativa.