Governo de Alagoas reforça políticas de reinserção de reeducandos e geração de emprego em Brasília



Na última semana, uma série de reuniões em Brasília focou em consolidar políticas de reinserção para os reeducandos que cumprem pena no sistema prisional de Alagoas. Essa é uma das principais prioridades do governador Paulo Dantas e do secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira. A intenção é fortalecer a segurança pública através de políticas assertivas, responsáveis e estratégicas.

Um dos principais encontros aconteceu no Ministério de Minas e Energia, onde representantes do Ministério da Justiça se reuniram para discutir a geração de emprego, renda e a contratação da mão de obra carcerária. Essas medidas têm o potencial de gerar economia para o Estado, promover energia limpa e sustentável e contribuir para a reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

Na ocasião, gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) apresentaram um projeto de energias renováveis no Ministério de Minas e Energia. No mesmo período, as discussões na Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública incluíram temas como o Fundo Penitenciário e o Programa Recomeços – Aquicultura para Ressocialização. Além disso, houve um encontro no Ministério da Ciência e Tecnologia para discutir iniciativas de reinserção.

Em entrevista, o secretário Diogo Teixeira ressaltou a importância dessas reuniões para discutir investimentos em políticas de ressocialização dentro do sistema prisional, assim como para abordar questões relacionadas à energia limpa e à capacitação da mão de obra carcerária. Antonio Medeiros, assessor Executivo de Instrumentos de Repasses da Seris, falou sobre a possibilidade de transformar o projeto existente em programa nacional, contando com o apoio do Ministério de Minas e Energia para mais recursos.

Ao todo, as discussões em Brasília foram bastante produtivas, evidenciando que ainda há muito a ser feito para aprimorar a reinserção social e profissional dos reeducandos do sistema prisional de Alagoas. A apresentação de projetos inovadores e a busca por parcerias estratégicas devem contribuir para o avanço dessas políticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo