Governo de Alagoas prestará contas à população sobre propostas do PPA em devolutivas nos municípios alagoanos



O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), promoverá nos meses de maio e junho uma prestação de contas à população acerca das propostas contidas no Plano Plurianual (PPA). Esse documento, que estabelece os principais planos e metas governamentais para um período de quatro anos, foi elaborado no ano anterior com a participação dos alagoanos dos 102 municípios do estado. As devolutivas terão início nesta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia, e seguirão em Penedo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.

A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, destacou a importância das devolutivas para a verificação da eficácia dos objetivos propostos no PPA. Além disso, ela ressaltou que a apresentação do Governo à população inclui a análise de indicadores e resultados, a identificação de eventuais desvios em relação às metas e a tomada de medidas corretivas, se necessário.

Segundo Paula Dantas, as devolutivas do PPA são parte do compromisso da gestão do governador Paulo Dantas em promover transparência, participação e engajamento da sociedade civil no desenvolvimento das políticas públicas. A secretária enfatizou que a participação da população é fundamental para que o governo possa criar ações, projetos e políticas que atendam de forma mais eficaz as necessidades dos alagoanos.

As devolutivas deste mês acontecerão nas datas de 8 de maio em Delmiro Gouveia e 15 de maio em Palmeira dos Índios. Já as cidades de Penedo e União dos Palmares receberão os eventos no mês de junho. Todos os encontros serão realizados nas câmaras municipais e serão abertos à participação popular, permitindo a presença de órgãos governamentais, pesquisadores, estudantes e sociedade civil organizada, como ONGs, associações e sindicatos.

No ano anterior, a Seplag elaborou e entregou ao governador o relatório do Plano Plurianual (PPA), após realizar ações de escuta popular em todas as regiões administrativas do estado. Foram realizados fóruns regionais e oficinas temáticas para captar as demandas da sociedade, abordando temas como gênero, raça, juventudes, sociedade digital, cooperativismo, economia solidária, saúde, educação e segurança pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo