Essa medida é uma forma de reconhecimento pelo empenho dos profissionais da Educação, principalmente aqueles que contribuíram para o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, por meio de programas como o Escola 10.
A bonificação será equivalente ao 13º salário para os servidores lotados em escolas que atingiram a meta estabelecida pela Seduc no IDEB. Já os demais colaboradores receberão uma quantia correspondente à metade do 13º.
O governador Paulo Dantas destacou a importância desse bônus como uma forma de valorizar os avanços na Educação de Alagoas. O estado obteve resultados positivos tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, alcançando o maior crescimento da história no Ensino Médio e superando a média nacional nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
No que diz respeito ao Ensino Fundamental, Alagoas se destacou a nível nacional, superando a média nos anos iniciais e finais, ficando atrás apenas do Ceará nos anos iniciais no Nordeste. Esse avanço é fruto de iniciativas como o programa Escola 10, que combate a evasão escolar, além da colaboração com os 102 municípios alagoanos para garantir formação e material didático específico aos profissionais de educação.
Em 2024, o estado investiu R$ 13,5 milhões no pagamento de bolsas para 1,3 mil articuladores de ensino das secretarias municipais de Educação. Essas ações demonstram o comprometimento do governo com a valorização da Educação em Alagoas e o reconhecimento do esforço dos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da área.
Essa medida de bonificação reforça o compromisso do governo com a Educação e incentiva os servidores a manterem o comprometimento e a excelência em suas atividades, visando sempre à melhoria do ensino no estado.