Produzida pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) em parceria com seis instituições representativas do setor, a campanha visa mostrar um lado humanizado da situação em meio à incerteza que tem cercado Maceió. O material traz imagens de pontos turísticos do estado e a leitura de um texto que destaca a disposição para receber visitantes: “apesar do coração apertado, ainda estamos de braços abertos para te receber”, afirma parte da narração.
A iniciativa conta com a participação do Maceió Convention & Visitors Bureau (MCVB), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Sindicato Empresarial de Hospedagem Alimentação de Alagoas (Sindhal), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (Abav-AL) e Sindicato das Empresas de Turismo de Alagoas (Sindetur-AL).
Segundo a Setur, a capital Maceió conta com mais de 3.500 empresas cadastradas no Cadastur, que empregam cerca de 20 mil pessoas. Além disso, estima-se que outros 60 mil empregos indiretos em atividades de suporte ao setor na capital, como comércio local, ambulantes e artesãos alagoanos, possam ser prejudicados por uma possível diminuição do fluxo turístico.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, é fundamental lidar com a situação com responsabilidade, considerando o impacto econômico e social do turismo na região. Ela ressaltou a importância da atuação do setor na geração de empregos e renda para a população local, e alertou para os possíveis impactos da desinformação sobre a situação da cidade.
Apesar do recente crime ambiental causado pela Braskem, a indústria do turismo em Maceió tem se mantido forte, segundo operadores e players do trade. Durante a Black Friday, o Destino Alagoas foi o campeão de vendas da CVC e o segundo na Azul Viagens. A rede de resorts alagoana Amarante também registrou um volume expressivo de vendas durante o período promocional.
Diversos órgãos representativos do setor, incluindo MCVB, ABIH-AL e Abav-AL, afirmam que não há registro oficial de cancelamento ou adiamento de viagens devido à situação em Maceió. A campanha lançada pelo Governo de Alagoas visa reforçar a mensagem de que o turismo no estado continua a receber visitantes de forma segura e acolhedora. Esta é uma forma de preservar não apenas a economia local, mas também a identidade cultural e o sustento de muitas famílias.