Governo de Alagoas inicia busca ativa do Projeto Coração Social no bairro Vergel do Lago em Maceió com objetivo amplo.

Governo de Alagoas inicia Busca Ativa do Projeto Coração Social no Vergel do Lago

Na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, terá início a etapa de busca ativa do Projeto Coração Social, realizado pelo Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat. As ações estarão concentradas no bairro Vergel do Lago, em Maceió, e têm como objetivo mapear o grau de vulnerabilidade das famílias que vivem na região. O intuito é ampliar o acesso dessas famílias às políticas públicas essenciais.

Para executar a estratégia, o governo contará com o trabalho de oito agentes e um supervisor, que atuarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os técnicos irão visitar as residências do bairro, coletando dados sobre educação, saúde e condições de vida. Os agentes estarão identificados pelo uniforme oficial do projeto, que inclui colete azul, crachá, boné e camiseta.

A ação será dividida em três ciclos de visitação até dezembro de 2021, com cada etapa envolvendo o atendimento de aproximadamente 3 mil famílias. Os dados levantados serão fundamentais para subsidiar um plano de ação integrada, envolvendo áreas como assistência social, saúde, educação e demais serviços públicos.

“Estamos dando um importante passo para transformar a realidade das famílias alagoanas em situação de vulnerabilidade. A busca ativa vai nos permitir compreender as reais necessidades da população e implementar políticas públicas mais eficazes”, afirmou Paula Dantas, secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), pasta responsável pela coordenação do projeto.

Ao final da pesquisa, as famílias serão classificadas por nível de risco social, permitindo a definição de prioridades. A partir de 2025, está prevista uma etapa de monitoramento e reavaliação para medir os impactos das ações implementadas.

O bairro do Vergel do Lago foi escolhido como ponto de partida devido ao alto índice de privação, sendo o mais populoso de Maceió, com 91% da população vivendo em áreas de alta privação.

O Projeto Coração Social é uma iniciativa do Governo de Alagoas em colaboração com o ONU-Habitat e coordenado pela Seplag, com a participação de 13 secretarias estaduais. Este é um importante passo para garantir o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das famílias alagoanas em situação de vulnerabilidade.

Sair da versão mobile