O Ambulatório faz parte do Projeto Respirar, que foi lançado em dezembro de 2023 com o objetivo de reverter e retirar dispositivos de traqueostomia em crianças, proporcionando uma melhor qualidade de vida. A equipe multidisciplinar do projeto atenderá as crianças que, devido a complicações ou alterações de patologias, necessitam do dispositivo chamado traqueostomia.
Conversamos com o cirurgião torácico do Centro de Via Aérea Pediátrico da Santa Casa de Maceió, Wander Mattos Cardoso, que explicou a importância do projeto. Segundo ele, o Ambulatório irá viabilizar cirurgias e outros procedimentos de traqueostomia infantil, visando garantir uma respiração adequada, acesso aos estudos, capacidade de fala e reduzir as implicações sociais que afetam essas crianças.
Além disso, o programa irá criar um banco de dados e avaliar a penetração do projeto nas Unidades de Terapias Intensivas, a fim de melhorar as estatísticas relacionadas a mortes pediátricas causadas por problemas obstrutivos da via respiratória. O cirurgião torácico enfatizou a importância dessas ações para a saúde das crianças e seus familiares.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e do Projeto Respirar para a saúde alagoana. Ele enfatizou o compromisso da saúde em busca do melhor tratamento para todos os alagoanos e ressaltou o impacto positivo que esses projetos terão na vida das crianças e suas famílias.
A inauguração do Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e o lançamento do Projeto Respirar representam um marco na história da saúde de Alagoas, evidenciando o compromisso do governo em proporcionar uma saúde mais humanizada e eficiente para a população, especialmente para as crianças que necessitam de cuidados especiais.