Lessa ressaltou que o apoio das secretarias de Estado de Comunicação (Secom), da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) reflete a agenda transversal adotada pela gestão Paulo Dantas. “Esse trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas, através de quatro secretarias, nesta sétima edição do Vamos Subir a Serra, é uma das marcas do governador que garante a valorização das nossas raízes”, disse, ressaltando a importância do evento.
Para a realização do evento afro-cultural, a Secom e a Semudh garantiram suporte direto na divulgação e execução das ações estratégicas do evento. Enquanto a Seduc e Selaj disponibilizaram espaços físicos para servir de alojamento aos integrantes do movimento afrodescendente de cidades alagoanas e de outros estados. Ronaldo Lessa destacou a iniciativa do Governo de Alagoas em contribuir para a homenagem e reconhecimento de Zumbi dos Palmares para a história e cultura nacional, e frisou ações inclusivas voltadas à valorização dos quilombolas e dos povos indígenas e às iniciativas para assistência aos vulneráveis. “O Governo do Estado está absolutamente conectado com as questões sociais, e as ações voltadas para a inclusão e o respeito aos povos negros, povos originários e minorias”, afirmou.
O Vamos Subir a Serra é reconhecido como o maior projeto afro-cultural do Norte-Nordeste, com nove dias de atividades. O evento, que teve início na sexta-feira (10), segue até a próxima quarta-feira (15), com ações na Praça Multieventos, na Pajuçara. Entre os dias 16 e 18, as atividades serão na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O projeto visa homenagear o herói nacional Zumbi dos Palmares, último chefe do Quilombo e demais ancestrais palmarinos. A Secretária da Semudh, Maria Silva, e outras personalidades políticas e culturais locais estão presentes no evento.