Governo busca ter 80% das rodovias em boas condições até o fim do ano para melhorar escoamento da safra brasileira

O governo está empenhado em melhorar as condições das rodovias federais do país, visando atingir a meta de ter 80% delas em bom estado até o final do ano. Esse objetivo foi destacado por técnicos do governo durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, promovida pela Comissão de Agricultura.

Carlos Barros, diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou que houve um aumento significativo no orçamento destinado à infraestrutura de transporte, chegando a R$ 14 bilhões neste ano. Ele ressaltou a importância de um programa de manutenção mínima das rodovias, destacando o investimento médio de R$ 200 mil a R$ 250 mil por quilômetro por ano como essencial para garantir a qualidade das estradas.

Allan Machado, diretor de Obras Públicas do Ministério dos Transportes, mencionou os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como chave para a melhoria da infraestrutura rodoviária. Além disso, ele destacou a previsão de 13 leilões de concessões rodoviárias e a revisão de 14 contratos já existentes para este ano, assim como o lançamento da política nacional de ferrovias.

Em relação aos corredores de escoamento da safra, a meta é alcançar 80% de boas condições nos acessos aos portos das regiões Sul e Sudeste, e 90% para o acesso Norte. O deputado Tião Medeiros ressaltou a importância de a infraestrutura acompanhar o ritmo de produção agrícola do país, evitando gargalos no escoamento da safra.

No entanto, apesar dos investimentos anunciados, Elisângela Lopes, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, apontou que o custo do frete no Brasil ainda é superior ao de países concorrentes, como Argentina e Estados Unidos. Além disso, a capacidade de armazenagem no país ainda é insuficiente para atender à demanda da produção agrícola.

Com relação às ferrovias, a demora na conclusão de projetos foi destacada por Davi Barreto, da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários. Atualmente, a malha ferroviária brasileira corresponde a apenas 21,5% do total dos sistemas de transporte, enquanto países como Rússia e China possuem uma participação significativamente maior desse modal.

Por sua vez, Alex Sandro de Ávila, secretário do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou a realização de 16 leilões de concessões portuárias este ano, bem como a análise de autorização de implantação de outros 100 portos privados.

Em resumo, o governo está trabalhando para fortalecer a infraestrutura de transporte no país, visando melhorar as condições das rodovias, ferrovias e portos para atender à demanda crescente do setor agrícola e garantir a competitividade do Brasil no mercado internacional.

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